Travagem
A sua segurança ao volante está diretamente relacionada com a travagem do seu veículo.
O sistema de travagem, constituído por pastilhas e discos de travões, desgasta-se durante a condução devido à elevada frequência de utilização.
É essencial manter as pastilhas dos travões em boas condições para garantir a qualidade da travagem e preservar o estado dos discos - caso contrário, será forçado a substituí-los mais frequentemente. Se os discos ou as pastilhas de travões estiverem gastos, a sua segurança será reduzida porque o sistema de travagem será menos eficiente.
A NOSSA RECOMENDAÇÃO
O desgaste das pastilhas dos travões dianteiros depende do estilo de condução e do tipo de estradas que percorre: regra geral, o seu desgaste é maior nas áreas urbanas.
Contudo, para garantir a sua segurança, recomendamos que solicite a sua verificação a cada 2 anos ou, aproximadamente, a cada 20 000 km.
As pastilhas dos travões dianteiros esquerdo e direito devem ser sempre substituídas em simultâneo, para assegurar uma distribuição equilibrada da travagem. Se ouvir um assobio ao travar, poderá ser um sintoma de discos de travão gastos.
Solicite aconselhamento aos nossos técnicos MOTRIO. Com apenas alguns cliques, poderá efetuar a sua marcação diretamente online.
Viajar de carro pode ser potencialmente perigoso: os riscos estão constantemente ao virar da esquina; portanto, é preciso ter cuidado e prestar a máxima atenção o tempo todo. Claro, às vezes isso não é suficiente: evitar se envolver em acidentes de trânsito talvez seja impossível. No entanto, você pode reduzir drasticamente o número deles. Como? Seguindo algumas regras simples e, acima de tudo, conhecendo as causas mais frequentes de acidentes de carro.
CONTEÚDO
As causas mais frequentes de acidentes de carro
- Usando um smartphone enquanto conduz
- Sonolencia
- Álcool e drogas
- Alta velocidade
- Condições meteorológicas
- Carro inseguro
As causas mais frequentes de acidentes de carro
Quais são as situações mais frequentes que podem levar a se envolver em acidentes de trânsito? Listamos alguns dos mais comuns, para que você possa reconhecer comportamentos de risco e evitar acidentes de carro.
Usando um smartphone enquanto conduz
A principal causa de acidentes de carro, parece quase óbvio dizer, é usar um smartphone. Na verdade, é muito comum ver motoristas distraídos pelo celular: olhando para a tela e não para a estrada, segurando o dispositivo com uma mão, definitivamente não focado em dirigir. Infelizmente, a tentação de olhar para o seu celular, para verificar mensagens, talvez, é uma das causas mais frequentes de acidentes ao volante (mas também de multas muitas vezes pesadas, e consequentemente perder pontos da carteira de motorista). Para se ter uma ideia de quão perigoso é esse hábito, o exemplo a seguir é suficiente: olhar para o seu smartphone por três segundos enquanto conduz a 130 km/h na autoestrada é equivalente a fazer cem metros com os olhos fechados.
Sonolencia
Um dos inimigos mais enganadores do motorista é precisamente o sono conduzindo , um evento que ataca de repente e com consequências muito sérias. Muitas pessoas optam por dirigir sem ter descansado o suficiente, ou talvez depois de uma refeição particularmente pesada: isso causa um alto número de acidentes de carro todos os dias. O conselho é, obviamente, sempre dirigir com um alto nível de alerta, e descansar antes de partir. Além disso, especialmente durante longas viagens, faça pausas para se refrescar e nos primeiros sinais de pálpebras pesadas e sonolência, pare para fazer uma pausa
Álcool e drogas
O uso de álcool ou drogas ainda é uma das causas mais frequentes de acidentes de carro: ambos podem, de fato, prejudicar a clareza do motorista. É por isso que nos últimos anos, as operações stop foram intensificadas e as multas tornaram-se muito mais severas para aqueles que conduzm sob influência de alcool ou drogas.Apesar disso, o álcool e as drogas continuam sendo uma das principais causas de acidentes de trânsito.
Alta velocidade
Dirigir em alta velocidade, excedendo os limites estabelecidos por lei, leva a um aumento nas distâncias de travagem e consequentemente, torna muito mais difícil manter seu carro sob controle. Além disso, conduzindo em alta velocidade, você corre o risco de não ter o tempo necessário para evitar obstáculos. O dano causado nestes nesses casos são muito grandes e as multas podem ser muito pesadas pesadas.
Condições meteorológicas
Muitas vezes, o clima não é o melhor amigo de um condutor, mas sim uma armadilha, mesmo muito perigosa, que causa sérios acidentes de carro. Neblina, chuva, vento forte, neve e estradas geladas são potencialmente perigosos para quem viaja de carro. Essas condições exigem a máxima prudência, e podem até exigir que você pare quando é necessário: de facto, a visibilidade pode ser seriamente prejudicada em condições climáticas adversas, além disso, os espaços de travagem e os tempos mudam, e pode ser difícil ter o controle completo do carro.
Carro inseguro
Acidentes de carro também são frequentemente causados pelo carro estar em condições menos do que ideais. Pneus desgastados, freios desgastados, defeitos não detectados podem vir a ser um grande problema, bem como um grande risco. É por isso que deve-se sempre cumprir os prazos de manutenção , e entrar em contato com um especialista para um check-up aprofundado assim que surgir alguma dúvida sobre o bom funcionamento do carro.
DICAS E TRUQUES MOTRIO
A manutenção regular do seu carro é sempre recomendada desta forma, além de ter certeza de ter um carro perfeitamente eficiente e seguro, você pode estender a vida útil do carro ao longo do tempo.
Nas oficinas MOTRIO realizam manutenção em 100% do seu carro. Nas nossas oficinas MOTRIO você também encontrará óleo da marca MOTRIO para carros e veículos comerciais ligeiros , para a última geração de motores a diesel e gasolina, incluindo aqueles equipados com filtros de partículas e carros com sistema de injeção direta ou indireta.
Marque um horário na Garagem MOTRIO mais próxima, basta alguns cliques!